Paralisia Facial

Waffles (1)

Oi gente!! Eu sei que ando muito sumida, mas calma! Eu tenho motivos. Sentem, peguem uma pipoca que o post é longo.

Desde o final do ano passado tenho vividos momentos bem tensos. Descobri um tumor na minha glândula parótida esquerda. E eu descobri muito por acaso! Eu estava com crises e mais crises de enxaqueca e procurei a minha neurologista que me passou uma ressonância magnética de crânio (para descartar qualquer diagnóstico grave). Eu já torci o nariz…alguém já fez ressonância de crânio??? Você entra naquele tubo e fica lá por uns 40 minutos, com aquele barulho insuportável! Fora a sensação de sufocamento….mas eu fiz! Meu pai não tinha conseguido fazer esse exame, então fui tensa…mas chegando no laboratório eu tentei relaxar, me deram um protetor auricular e fiquei com olhos fechados…até contraste tomei…foi super tranquilo, por incrível que pareça.

Chegando o resultado, levei para a Drª Sandra e ela disse que a parte de crânio estava perfeito (Ufa!!!), porém ela tinha detectado uma massa, relativamente grande, na região de parótida e iria me encaminhar para um cirurgião de cabeça e pescoço. OI? Cirurgião? Cabeça e pescoço? Como assim???  Apavorei!

Ela me indicou para um médico que é diretor de um hospital aqui no ABC, detestei! Ele mau olhou na minha cara!!!! Mas pediu um exame de Ultrassom e acabei fazendo. Isto era final de dezembro já. Meu retorno era na primeira semana de janeiro. Quando eu vou para meu retorno, peguei um pouco de trânsito e atrasei, exatos 4 minutos (sim, nem 5 minutos atrasada!!!!) e ele não me esperou, FOI EMBORA! Fiquei transtornada!!!!!!

Fui para casa e comecei a procurar algum médico nesta especialidade. E achei o Dr. Daniel Marin. Ele atendia meu convênio e em Santo André…fui para a consulta no final de janeiro. Para minha surpresa o médico era excelente! Ficou comigo durante 40 minutos explicando o meu caso, a opinião dele e o que seria feito.

Bom, ele me passou outros exames, incluindo os pré operatórios. A única certeza que ele me deu foi que teria que fazer uma cirurgia para tirar o tumor, que tudo levava a crer que era benigno.

Fiz mais uma ressonância, punção (doeu muito), raio X de tórax, exame de sangue, avaliação com cardiologista…uma correria!

Quando voltei para a consulta com todos os resultados, fiquei feliz por saber que o tumor era um adenoma pleomórfico, porém não era tão simples. Ele era muito grande e ficava na parte profunda da glândula. O acesso seria difícil. Eu poderia sofrer uma madibulotomia (serrar a mandíbula para ter melhor acesso ao tumor) e outros riscos como uma paralisia facial definitiva. A cirurgia que seria de porte médio, poderia se tornar de porte grande. Entrei em pânico!!!!! Como um tumor benigno poderia me trazer tanto medo e insegurança?

Foram os piores dias…muita apreensão, eu só chorava, tinha medo! A cirurgia foi marcada para o dia 04/03/2017. Eu estava ansiosa…queria que tudo passasse rápido.

Me internei no Hospital Alemão Oswaldo Cruz e fui muito bem atendida. Atendimento das enfermeiras foi maravilhoso, muito atenciosas! A cirurgia estava marcada para às 07:00 da manhã, me buscaram um pouco antes disso, me despedi do André e lá fui eu! Nervosa, ansiosa e tagarela…a última coisa que me lembro foi o anestesista falando: menina, como você fala….e apaguei!

A cirurgia durou 4 horas e meia, mas apesar da demora, foi pelo acesso mais simples! Quando acordei a primeira coisa que fiz foi colocar a mão na boca para ver se tinham serrado a minha mandíbula rs. Mas apesar da cirurgia não ter sido de porte grande, eu fiquei com o lado esquerdo do meu rosto paralisado, pelo menos não foi uma paralisia definitiva!!!! O nervo facial apenas foi um pouco manipulado, o que levou à essa paralisia temporária.

28a40e12-65b0-478b-9bd7-710aab4eaa34

Enquanto eu fiquei na sala de recuperação, o Dr Daniel passou para me ver e disse que tinha sido tudo ótimo, a cirurgia foi um sucesso! Ele já tinha ido falar com minha família.

Cheguei no quarto e o André estava lá me esperando. Foi ótimo vê-lo me esperando….meus pais e minha irmã também estavam lá…nessas horas, família é tudo!!!! E neste mesmo dia eu estava super bem, recebi visita do meu cunhado Fred, minha avó, minhas tias…estava muito feliz e aliviada!

Tive alta no dia seguinte. Muitas recomendações, cuidados…fiquei afastada do escritório durante duas semanas. E foi tenso. Uma coisa é ficar 2 meses de férias, passeando, viajando…outra é ficar de “molho”, com seu rosto paralisado, não conseguindo piscar, tomando sopa (não aguentava mais!!!).  Tenho que usar um tampão no olho esquerdo junto com uma pomada, para proteger a córnea durante o sono, já que meu olho não fecha totalmente.  Minha cicatriz ficou ótima, bem fininha! Mas tenho passado uma pomada cicatrizante e protetor solar.

img_1561

Para o post não ficar tão longo (acho que já está, né?), vou resumir como estou agora.

Comecei o tratamento com fonoaudióloga, ela me passou exercícios e faço 4 vezes ao dia, estou tomando corticoide, aplicando colírio, vitamina B12 e um antidepressivo (sim, eu precisei). Voltei a trabalhar apenas no escritório, para a fisioterapia o médico pediu mais tempo, por conta da cicatrização da cirurgia.

d0e6b46f-ccb6-4471-9163-e43f527cf142

E agora é ter paciência para tudo voltar ao normal. Não vou dizer que está fácil. Sinto constrangida quando vejo pessoas me olhando, ou quando tenho que sorrir ou tenho que tirar uma foto…mas tenho que agradecer à Deus por isso tudo ser passageiro. Já fui até a Basílica de Nossa Senhora Aparecida para agradecer!

ea99386f-ec57-4ba0-9e61-e996227c2a8a

E tenho também aproveitado o carinho de tanta gente…marido, familiares, amigos, leitores, seguidores…é a parte boa da situação!

da85cbe1-722f-42d9-8be5-bab48438b610

Queria muito compartilhar isso com vocês e se quiserem me perguntar alguma coisa, fiquem a vontade, eu procurei muito sobre o assunto na internet e não achei muita coisa…Não reparem nas fotos…quis deixar tudo o mais natural possível, sem filtro, muitas fotos estou sem maquiagem (devido aos exercícios e ao colírio, fica impossível me manter maquiada), então não reparem!

Fui no meu primeiro evento quase um mês depois da cirurgia. Um bazar que a Downy organizou com a Marina Ruy Barbosa.

c03fab25-495a-4d98-995e-37f3f3b407be

Obrigada pela paciência e pelo post longo!

Beijos

Fefa

 

Anúncios

Um comentário sobre “Paralisia Facial

  1. Francine disse:

    Olá Fefa,
    Que bom localizar o teu relato. Estou passando por isso e tenho muitas dúvidas sobre qual decisão tomar ( fazer a cirurgia ou conviver com isso). Esta situação está me gerando pânico e tive que começar antidepressivo ( nunca imaginei isso…).
    Seria muito legal ter um contato para que eu pudesse tirar algumas dúvidas, é possível?
    Fui em 03 médicos, a lesão é benigna ( Graças a Deus); mas me assusta e incomoda ter isso ali. Já fiz uma punção ( biopsia) que normalizou, mas depois de 02 meses voltou a crescer um pouco. Estou persecutória e não sei se consigo conviver com isso, mas tenho medo da cirurgia…help!
    Bjs Fran

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s