Massagem Modeladora X Drenagem linfática

Novidade fresquinha para vocês: Agora eu também faço Massagem Modeladora!!!! Acabei de concluir meu curso no SENAC e estou apaixonada pela técnica.

Algumas pessoas me perguntam qual a diferença desta massagem para a drenagem linfática. Muitos lugares acabam confundindo as pessoas e as deixando com mais dúvidas. Mas posso falar que elas também tem algumas semelhanças! Qualquer massagem, desde que bem feita e realizada com um profissional competente, causa esses efeitos:

massagem

Agora vou falar das diferenças, vamos lá!

Como eu já mencionei aqui, a Drenagem linfática ela está relacionada diretamente ao sintema linfático (parece óbvio, né?). Isso significa que ela é uma massagem com movimentos leves, contínuos e unidirecionais, ou seja, sua direção deve estar sempre a favor do linfonodo de maior importância, em movimentos ascendentes, como por exemplo na perna, devemos seguir em direção ao linfonodo inguinal, do joelho para a virilha. Então, o objetivo é levar todo o líquido acumulado para os linfonodos para serem eliminados do organismo.

drenagem-linfatica-03

Não preciso dizer aqui que ela não dói, né? A Drenagem é leve! Não pode doer !!! Ficar com hematomas, então? NUNCA! Devemos lembrar que o sistema linfático é bem superficial, então não tem o porquê aprofundar e romper vasos!

Para ajudar a deslizar, pode-se usar um creme neutro, facilitando a técnica.

20141030_191417_drenagem-linfatica

A Drenagem ajuda muito a combater a Lipodistrofia Ginóide, mais conhecida como a temível celulite. A celulite é uma alteração causada pelo acúmulo de gordura, água e toxinas nas células, portanto, a drenagem irá melhorar o aspecto, já que ela irá drenar o acúmulo de água.

Só para relembrar, as contraindicações da Drenagem são: pessoas com infecção, pois as células infecciosas podem cair no sistema linfático e se espalhar mais facilmente pelo corpo. Pacientes com risco vascular, como insuficiência cardíaca, trombose e hipertensão descompensada também devem evitar o tratamento. Pacientes que estejam com câncer, pois há possibilidade de células cancerígenas serem captadas nos linfonodos e metastizados em outros órgãos do corpo.

Agora vamos falar sobre a Massagem Modeladora. O intuito desta técnica é moldar os contornos corporais e reduzir medidas. E como já está descrito em seu nome, além de modelar, ela é uma massagem. E isso significa que ela deve causar um bem estar na pessoa. Ao contrário disto, algumas pessoas relatam que não gostam da Massagem Modeladora devido a dor que ela causa. Mais uma vez está uma visão errada da técnica. A Modeladora, comparada à Drenagem, é sim mais rigorosa, porém não pode causar dores, ou pior, hematomas. A massagem é mais firme, com movimentos mais rápidos e contínuos, mas não deixa de causar um bem estar em quem está recebendo. Muitas vezes causa até um relaxamento.

modeladora

A Massagem Modeladora tem como objetivo de aumentar a circulação sanguínea, e provocar o esvaziamento das células adiposas onde os movimentos empregados produzem calor dando maior mobilidade ao conteúdo do adipócito fazendo com que ela seja eliminada pelas vias excretoras corporais.

Nesta massagem, é recomendado usar cremes com ativos termogênicos, para potencializar o metabolismo local e ajudar na diminuição de medidas.

massagem modeladora 2

Como em qualquer massagem, devemos nos atentar com as contraindicações. Pessoas com cardiopatias ou hipertensão são contraindicadas, pois a massagem promove uma vasodilatação e isso pode aumentar a pressão arterial sistêmica. Pessoas com febre também devem evitar, pois o procedimento eleva ainda mais a temperatura. Quem tem osteoporose pode sofrer fraturas ou micro fraturas por causa da fragilidade óssea. Varizes e fragilidade capilar também são contra indicadas pelos movimentos vigorosos que podem romper os vasinhos (que causará hematomas) e em casos mais graves de varizes, um vaso mais calibroso pode ser prejudicado. Gestantes também são contraindicadas para essa massagem. E  pacientes com câncer, assim como a drenagem.

O ideal é não realizar as duas técnicas no mesmo dia, o que pode ser feito é alternar entre as sessões. A duração é em média 60 minutos por massagem.

As duas técnicas trazem diversos benefícios ao nosso corpo, mas é claro que elas não fazem milagres sozinhas, devemos sempre manter hábitos saudáveis, como uma alimentação balanceada, ingestão de muita água e exercícios físicos.

Sempre é bom consultar seu médico antes de inicial qualquer tipo de procedimento, mesmo sendo uma massagem.

Espero que tenham gostado!

Qualquer dúvida é só me “chamar” aqui nos comentários!

Beijos

Drª Fernanda Gil

 

Anúncios

2 comentários sobre “Massagem Modeladora X Drenagem linfática

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s